sábado, 28 de janeiro de 2012

Perfil da Escola Princesa Izabel

                                                            
  
HISTÓRICO DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL PRINCESA IZABEL- DESDE 1931

                 A Escola Princesa Izabel está localizada às margens direita do Rio Tapajós, na Vila de Fordlândia à Avenida Escolar s/n.

                A Companhia Henry Ford Industrial do Brasil trouxe vários e importantes benefícios para a esta vila, foram tantos que tal vila foi considerada o principal pólo de desenvolvimento do Norte de Brasil.
Sendo a educação prioridade na época, fundaram a Escola Boa Vista, para que os filhos dos funcionários tivesse acesso à educação. Em mil novecentos e trinta e um (1931), foi instalado este prédio, com o nome de Boa Vista, tendo como diretor o Sr. Hostiniano M. Pinheiro, ficando na direção até o ano de mil novecentos e trinta e quatro(1934).

                Exatamente, aos treze (13) dias do mês de maio de mil novecentos e trinta e quatro (1934), o interventor federal Joaquim de Magalhães Cardoso Barata, renomeou a referida escola, que passou a chamar-se Grupo Escolar Boa Vista, em setembro mesmo ano passou a chamar-se Grupo Escolar de Fordlândia.

                A mudança de nome da instituição, deu-se de acordo com determinações do ex-delegado do Ministério da Agricultura no Pará, Sr. José Alfinito, transformando-se de Grupo Escolar Henry Ford para Grupo Escolar Princesa Izabel, em virtude de sua data de fundação, lembrando o fato da Abolição da Escratura.

                 Por determinação da Secretaria de Educação e Cultura, passou a chamar-se Escola Estadual Princesa Izabel. Desde o seu período de fundação até os dias atuais a escola foi direcionada pelos seguintes diretores:

- 1934 a 1937 РZ̩lia Pinto de Sousa Braga;
- 1938 – Maria da Glória Nogueira Melo;
- 1939 a 1940 – Auta da Luz Porto;
- 1941 – Maria de Lurdes da Luz;
- 1942 – Zuila Alves de Ladislau;
- 1943 a 1945 РMaria de Nazar̩ Rabelo da Costa;
- 1946 a 1948 – Maria Taciana da Silva;
- 1949 -1955 -1962 -1965 – Nídia Praxedes Araújo;
- 1950 – Maria do Socorro Porto;
- 1951 РLydia Magno de Ara̼jo;
- 1952-1954-1956-1961-1966 РL̩a Aracy da Fonseca Lima;
- 1967 a 1972 РOralda Ferreira Camaṛo;
- 1972 a 1980 РMaria de Nazar̩ Pereira Rodrigues;
- 1980 a 30.07.1991 – Eny Jansen Branco;
- De agosto de 1991 a 2002 РRaimunda Concei̤̣o Pessoa;
- 2003 a 2006 РMaria Jos̩ das Gra̤as Pereira Martins;
- 2007 a 2008 – Zilene Maria da Cruz de Castro;
- 2009- 2011-2012  – Marlene Mota da Costa;
- 2010 – Magno Luiz Ribeiro de Castro;

                   Em dois mil e dois (2002), por determinação do governo do Estado do Pará, através da Secretaria executiva de Educação e Secretaria Executiva de Administração, juntamente ao Instituto de Providência e Assistência dos Servidores do Estado do Pará junto às Prefeituras Municipais, a Escola passou pelo processo de municipalizada de Ensino Fundamental Princesa Izabel.

                   N o ano de dois mil e cinco (2005), a referida escola passou a ser Escola Pólo e tomou conta de doze (12) escolas do interior, sendo responsável por todas as questões administrativas e pedagógicas das mesmas. Com o processo de Nucleação das Escolas Municipais de Aveiro, assim ficou:

- Escola União;
- Escola Marechal da Fonseca, 1º ano a 4ª série;
- Escola Lisboa;
- Escola São João Batista II (desativada);
- Escola Santo Antonio (desativada);
- Escola Bom Jesus I e II (desativada);
- Escola Provérbio do Saber;
- Escola Girassol (desativada);
- Escola Fonte do Saber (desativada);
- Escola Nossa Senhora do Carmo;
- Escola José Avelino.

                Em 2008 a Escola recebeu do Governo Federal através da parceria com a Prefeitura e um laboratório de informática contendo cinco (05) computadores completos incluindo uma impressora. A partir de então, a escola passou a oferecer ao alunado aulas de iniciação à informática.

               No ano de 2010 todas as escolas do município passaram pelo processo de mudança na legislação educacional, o ensino de 8 anos foi substituído pelo ensino fundamental de 9 anos.

               Durante todos esses anos, a escola teve muitas mudanças no setor administrativo, visando à melhoria no processo educacional, cuja finalidade é a formação de cidadãos críticos e justos.  

4 comentários:

  1. Muito interessante. Obrigado pelo histórico.

    ResponderExcluir
  2. Fucei o blog inteiro e gostei muito. Vamos lá!!!

    ResponderExcluir
  3. http://escola-princesaizabelford.blogspot.com.br/2012/01/perfil-da-escola-princesa-izabel.html#comment-form

    Bom dia!
    Sou estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina e estou fazendo uma reportagem sobre Fordlândia e Belterra. Gostaria de saber quantas vagas escolares são oferecidas em Fordlândia e como estas vagas estão divididas (quantas são ensino fundamental, quantas médio, etc.). Caso possam me ajudar, também preciso de alguns outros dados como população aproximada da vila, número de postos de saúde e como estes funcionam e qualquer informação que puderem me passar sobre os serviços públicos que funcionam (ou não funcionam) em Fordlândia. Ficaria gratíssima se pudesse contar com o seu apoio!
    Obrigada pela atenção!
    Você pode entrar em contato comigo pelo e-mail bablouchka@gmail.com ou sanguesuoreseringais@gmail.com


    Juliana Geller

    ResponderExcluir